• Sorocabano é cotado para ser secretário de Estado. Não se trata de nenhum político de carreira, mas sim de um delegado de polícia

    Enviado em: 24/11/2014 14:34h - Por: Deda



    O Delegado Geral da Polícia de São Paulo, o sorocabano Luiz Maurício Blazeck, é cotado para ser secretário de Estado no próximo governo de Geraldo Alckmin, reeleito em outubro. Havia comentário sobre a ida para o secretariado de Alckmin do deputado recém eleito Vitor Lippi, mas perdeu força. Agora é o nome de Blazeck que ganha destaque. Não seria para o cargo de secretário de Segurança, que seguirá com Fernando Grella (que aparece na foto com Alckmin). Blazeck conquistou a categoria quando encaminhou o esboço de um projeto feito com base em um estudo elaborado por delegados de polícia com o objetivo de melhorar a qualificação e remuneração para os policiais civis operacionais que exercem atividades em turnos de revezamento como integrantes das equipes básicas de polícia judiciária. O estudo tem por premissa o aprimoramento do denominado “cartão de visitas” da Polícia Civil e a necessidade de estimular profissionais com perfil para mediação e solução de conflitos ao exercício de atividades como plantonistas. Pelo modelo os policiais plantonistas passariam a receber um adicional ou diárias diferenciadas. O adicional para aqueles submetidos  exclusivamente ao regime de plantão; as diárias para aqueles escalados eventualmente.
    Se confirmada a ida de Blazeck para uma secretaria, o delegado Júlio Guebert (hoje titular da Deinter) seria o Delegado Geral. Marcelo Carriel (hoje titular da Seccional de Sorocaba) iria para a Deinter. E José Humberto Urban (hoje titular da DIG) iria para a Seccional. Quando o assunto esfriar, ou se confirmar, volto a tratar dele.

    Ver comentário

    Envie um comentário

    Gostariamos muito de ouví-lo.Sinta-se a vontade para escrever sua opinião sobre esse assunto.

    Comentários
  • Ex-petista sente-se cada vez mais à vontade entre os caciques tucanos

    Enviado em: 24/11/2014 14:33h - Por: Deda



    As fotos da primeira reunião do diretório municipal do PSDB após o sucesso dos candidatos na eleição de outubro, que reuniu a cúpula e os novos filiados, também registram que Arnô Pereira, ex-vereador petista, ex-diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e ex-amigo de Lula sente-se cada vez mais à vontade entre os tucanos. Vestindo uma camiseta com listradas brancas e amarelas (era adepto do vermelho), Arnô é cotado para a assessoria parlamentar do deputado federal Vitor Lippi. Mas na foto fica claro que ele circula bem também com a deputada estadual Maria Lúcia e com o prefeito Pannunzio.

    Ver comentário

    Envie um comentário

    Gostariamos muito de ouví-lo.Sinta-se a vontade para escrever sua opinião sobre esse assunto.

    Comentários
  • Tucanos vão lançar campanha nacional para angariar novos militantes. Em Sorocaba, diretório comemora as vitórias de outubro e as novas filiações já conquistadas. Sem dúvida, hoje, por aqui, o partido entusiasma mais que PT e PMDB

    Enviado em: 24/11/2014 14:32h - Por: Deda



    A partir de 15 de dezembro, Aécio Neves lança uma campanha nacional para aumentar o número de filiados do PSDB. Pega carona entre os tucanos sorocabanos. Por aqui o partido está bombando. A deputada estadual Maria Lúcia Amary usou o Facebook para festejar novas filiações: “PSDB Sorocaba sai fortalecido das eleições 2014, com novas filiações, já traçando as novas diretrizes”. A foto é da reunião de segunda-feira passada, a primeira após a nossa vitória. Se o leitor brincar de “Procurando Wally, vai encontrar na imagem os caciques locais do partido.

     

    Ver comentário

    Envie um comentário

    Gostariamos muito de ouví-lo.Sinta-se a vontade para escrever sua opinião sobre esse assunto.

    Comentários
  • Vereador reconhece que pagou preço alto por discussão acalorada dentro do plenário e pede desculpas aos amigos que ficaram ofendidos, mas mantém a soberba tão criticada por mim

    Enviado em: 24/11/2014 14:29h - Por: Deda



    Irineu Toledo protagonizou uma das cenas mais deprimentes dentro do Legislativo sorocabano (já falei disso, leia postagem anterior) e usou o Facebook para se explicar e pedir desculpas aos amigos que se sentiram ofendidos pelo que viram. Mas no final de seu artigo, escorrega em seu exercício de humildade e mantém a soberba que foi alvo de minha crítica ao dizer “O preço é alto, mas estou certo que valeu a pena, sempre vale a pena cada um se colocar em seu devido lugar”.
    A seguir, publico a íntegra do que escreveu o vereador que é pastor da Igreja Universal:
    NOTA DE ESCLARECIMENTO
    Desculpem o longo texto:
    Em respeito aos amigos, eleitores, pessoas queridas, enfim, todos que conosco mantém algum contato por aqui, permitindo possa ainda repercutir aos demais Sorocabanos, em respeito a estes é que reputo necessário trazer algumas explicações sobre os fatos ocorridos na última terça-feira, em Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Sorocaba. Aproveito, para justificar que o faço "apenas" por este canal pela plena convicção, dada a peculiaridade do assunto, de que este seria o único meio a me assegurar livre e isenta manifestação, garantindo-me "voz e vez":
    "Lamentavelmente, me vi envolvido em discussão acalorada em Sessão Legislativa ocorrida nesta última terça-feira, como amplamente divulgado pelos veículos de imprensa local. A discussão teve como motivação conduta inaceitável por parte do Vereador José Crespo que repreendeu de forma injusta, ilegal e publicamente assessor parlamentar lotado em nosso gabinete, ao arrepio da lei, da ética e dos bons costumes.
    Confrontando-se com o regramento explícito no artigo 9o. do Regimento Interno da Câmara, norma que desprezou, de forma esdrúxula expôs vexatoriamente servidor que se encontrava dentro do Plenário da Casa, em cumprimento das suas obrigações funcionais, desrespeitando a tudo e a todos, e pior, suscitando "questão de ordem" para tanto, o que é mais absurdo!
    Tomando conhecimento da ilegalidade cometida, imediatamente me dirigi ao Vereador, manifestando minha indignação e repúdio ao comportamento desrespeitoso e gratuito por ele dispensado. Inicialmente o fiz de forma reservada, mas obtendo resposta aos gritos, reagi proporcionalmente, elevando também a voz, rejeitando a tentativa de que pudesse cercear ou "dar ordens" a assessoria parlamentar que me representa.
    Como amplamente noticiado, sua frustrada tentativa de manter ao seu lado e em Plenário pessoa totalmente estranha à Casa em meio Sessão Legislativa, a quem ainda pretendia fosse concedida a palavra (frise-se), o que já representava flagrante aviltamento aos preceitos regimentais, entretanto, superou-se em muito ao desferir repreensão ilegal, injusta, de forma pública e com condão vexatório em face de funcionário de nosso gabinete, cerceando o mandato legislativo que com liberdade plena e por garantia constitucional fui eleito e assumi o compromisso de assim o exercer.
    Tenho imensa admiração e respeito por todos os funcionários que diariamente conosco se dedicam às tarefas de nosso Gabinete, servindo à população Sorocabana com dedicação e presteza.
    Jamais toleraria qualquer ato de violação a nosso mandato, no qual inserem-se os trabalhos dos nossos assessores, menos ainda assim, gratuitamente, ofendidos ou utilizados como instrumentos de sustentáculo para manobras políticas das mais mesquinhas e dignas de náuseas. JAMAIS!
    Desta forma, ao me indignar com o ocorrido, também recebi ofensas diretas disparadas pelo próprio vereador, que até me desferiu palavras de baixo calão, "aos gritos", ousando sustentar que agia regimentalmente. Mas ledo engano (assim queremos crer)! Momentos após, como lhe compete, o Presidente da Câmara interpretando o Regimento refutou os argumentos propostos, advertindo-o que agia contrariamente a norma regimental, a qual garante o acesso de assessores ao Plenário.
    Embora trecho de vídeo que divulgou parte da discussão não permita conhecer todo o seu contexto, saliento que minhas manifestações, todas, foram no sentido de não me curvar à censura objetivada com o ato, agindo não somente em defesa e para reparar a injustiça praticada contra um companheiro de trabalho, um amigo, mas de quem ali desempenhava suas funções em beneficio do nosso mandato parlamentar.
    Estas foram as razões que nos levaram a adotar postura firme e contundente diante de tamanha afronta, praticada de forma injusta, gratuita e com requintes extremos de ilegalidade e desvio ético!
    Aos meus amigos que porventura tenham se envergonhado com o meu comportamento aparentemente reprovável, peço desculpas e repito, o fiz em defesa de um servidor que é, pela própria desigualdade, obrigado a calar-se, sob pena de demissão. Meus amigos, é inaceitável que alguém se prevaleça da condição econômica e social, para ridicularizar um servidor que é obrigado a quedar-se pelas razões que já me referi acima.
    O preço é alto, mas estou certo que valeu a pena, sempre vale a pena cada um se colocar em seu devido lugar! abs.

    Ver comentário

    Envie um comentário

    Gostariamos muito de ouví-lo.Sinta-se a vontade para escrever sua opinião sobre esse assunto.

    Comentários
  • Capitais brasileiras reinventam formas tradicionais de turismo. São Paulo criou o “Beer Bus”, um roteiro pelas cervejarias artesanais do Interior, entre elas as de Sorocaba e Votorantim

    Enviado em: 21/11/2014 17:08h - Por: Deda



    O Rio de Janeiro inventou um carro que também é barco, o veículo anfíbio que vai do Pão de Açúcar à Baía de Guanabara, como proposta diferente para turistas do Rio. A cidade do Rio de Janeiro é o destino mais competitivo do Brasil no quesito Capacidade Empresarial, segundo o Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2013, e quem inventa tem se dado bem, afinal, reinventar a forma de fazer turismo significa investir em competitividade. Entre os turistas, desfrutar de experiências únicas pode fazer uma viagem rápida surpreender.
    Em São Paulo, o diferencial encontrado pela empresa de turismo do município, foi o “Beer Bus” que sai da capital para um tour por microcervejarias no interior do estado. Em todas as fábricas, os turistas conhecem a história, o mestre-cervejeiro ou proprietário e degustam as bebidas diretamente dos tanques de maturação. O veículo oferece roteiro para cervejarias como a Bamberg (Votorantim), a Hoffen (Votorantim), a Happy Brew (Sorocaba), a Dádiva (Várzea Paulista), a Bier Nards (Jundiaí), a Landel (Campinas), a Blondine (Itupeva) e a Karavelle (Indaiatuba), entre outras, sempre com saída e chegada na Cervejaria Nacional (São Paulo). O passeio tem 12 horas de duração. Para saber quando tem passeio e como participar , envie e-mail para: contato@beerbus.com.br .
    Na foto, aparecem beers tourists bebendo diretamente da fonte na Bamberg de Votorantim.

    Ver comentário

    Envie um comentário

    Gostariamos muito de ouví-lo.Sinta-se a vontade para escrever sua opinião sobre esse assunto.

    Comentários
  • Governo federal informa Prefeitura de Sorocaba que dinheiro prometido para a construção de oito creches em 2015 não virá mais e sugere que Sorocaba entre de novo na fila. A boa notícia é que essas creches serão feitas com recursos próprios da prefeitura

    Enviado em: 21/11/2014 17:07h - Por: Deda



    O secretário José Simões recebeu o documento do governo federal informando que a parceria entre a União e o Município para a construção de oito creches em 2015, verba anunciada e pactuada através do programa Brasil Carinhoso, cunhado pela presidente Dilma, não vai reservar o dinheiro para as obras em 2015. O documento também solicita que a Prefeitura de Sorocaba entre na fila novamente para refazer a parceria o que, na prática, significa que quando aprovada o dinheiro virá para a construção das creches em 2016 ou 2017. Ao dar a má notícia ao prefeito Pannunzio, o secretário Simões recebeu a boa: o prefeito determinou que as oito creches sejam construídas com recursos próprios. A organização orçamentária para que esta ordem seja cumprida coemçou a ser providenciada na quarta-feira, véspera do feriado. A falha da União vai quebrar ao meio o discurso dos parlamentares do PT que sempre acusam o governo municipal de não dar ênfase às verbas que o governo federal manda para cá. Durante a campanha, o jornal O Globo do Riod e Janeiro havia denunciado que o programa de creches (mais de 6 mil no Brasil) seria suspenso por falta de recursos. A presidente Dilma contestou veementemente a informação. Agora que se sacramentou, fica claro que a assessoria da presidente sabia mais do que ela sobre o que estava falando.

    Ver comentário

    Envie um comentário

    Gostariamos muito de ouví-lo.Sinta-se a vontade para escrever sua opinião sobre esse assunto.

    Comentários
  • Grupo de trabalho formado por comissão de autoridades aeroportuárias analisa pedido e definirá diretrizes da internacionalização do Aeroporto de Sorocaba e para o aeroporto em construção no outlet de São Roque

    Enviado em: 21/11/2014 17:06h - Por: Deda



    Um grupo de trabalho criado pelas autoridades aeroportuárias brasileiras definirá as diretrizes para a internacionalização de aeroportos no País. A decisão foi tomada pela Conaero (Comissão Nacional das Autoridades Aeroportuárias), ao constatar que há hoje cinco aeroportos pedindo internacionalização e um pedindo “desinternacionalização” – e nenhuma regra geral para a análise dos pedidos. O objetivo da Conaero é discutir e estipular as políticas públicas e estratégias para condução do processo. O grupo já está analisando as solicitações dos aeroportos de Sorocaba (SP), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Cabo Frio (RJ) e do futuro aeroporto Catarina, em São Roque (SP). Coordenado pela Secretaria de Aviação Civil, o grupo de trabalho é integrado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Infraero, Ministério da Aeronáutica, Ibama, Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa (ligada ao Ministério da Saúde) e Vigiagro (ligada e Ministério da Agricultura). Segundo os integrantes do grupo, a situação desejada é a definição de uma política de internacionalização de aeroportos como estratégia de desenvolvimento regional e nacional; o fortalecimento das estruturas dos órgãos públicos voltadas ao apoio das operações de tráfego aéreo internacional; e a manutenção do atual processo técnico para internacionalização.
    Hoje, a situação é a seguinte: o operador aeroportuário solicita aos órgãos públicos (Receita, PF, Anvisa e Vigiagro) um atestado da capacidade de atendimento às operações de tráfego aéreo internacional. Na sequência, a Anac analisa os referidos atestados e demais documentações e, caso o operador cumpra as exigências legais, a Anac reconhece o aeroporto como internacional. Os órgãos se queixam da grande quantidade de pedidos e da insuficiência de recursos humanos e logísticos para o atendimento de todos eles.
    Na foto, região do km 60 da Castello Branco, onde ficará o Aeroporto Catarina no Outlet que já funciona no local.


    Ver comentário

    Envie um comentário

    Gostariamos muito de ouví-lo.Sinta-se a vontade para escrever sua opinião sobre esse assunto.

    Comentários
  • Começam em dezembro as obras de construção da torre de controle do Aeroporto de Sorocaba. Obras serão executadas com 100% de recursos do Governo do Estado e ficam prontas em 2016

    Enviado em: 21/11/2014 17:04h - Por: Deda



    O Aeroporto Bertram Luiz Leopolz, localizado na cidade de Sorocaba, receberá uma torre de controle estimada em R$ 14,6 milhões. A implantação proporcionará maior segurança de voo aos usuários do aeroporto que tem movimento médio anual de 76 mil pousos e decolagens. O início das obras está previsto para dezembro de 2014 e a conclusão para abril de 2016. O pacote de melhorias contempla a construção da torre de controle, subestação principal, anexos operacionais e vias de acessos operacionais. Além disso, serão implantados dois grupos geradores, dois conjuntos de transformadores, reguladores de corrente contínua e infraestrutura elétrica e de emergência. As obras serão executadas com 100% de recursos do Governo do Estado.

    Ver comentário

    Envie um comentário

    Gostariamos muito de ouví-lo.Sinta-se a vontade para escrever sua opinião sobre esse assunto.

    Comentários
  • Quanto mais o deputado recém-eleito diz que não é candidato a prefeito em 2016, mais fica-se a impressão de que ele é, sim, candidato

    Enviado em: 19/11/2014 19:02h - Por: Deda



    Eleito com 170 mil votos (sendo 110 mil deles em Sorocaba e outros 60 amil na região) nas eleições deste ano para ocupar uma vaga de deputado federal no Congresso, em Brasília, o ex-prefeito Vitor Lippi (PSDB) participou, nesta quarta-feira (19), da coluna “O D da Questão”, no Jornal da Ipanema, da Rádio Ipanema (FM 91,1Mhz). Questionei-o diretamente se ele vai  assumir uma secretaria no governo do Estado de São Paulo e que seria candidato à Prefeitura de Sorocaba em 2016. “Vou cumprir o meu mandato. Não tenho pretensões de voltar à prefeitura. Quero ser o melhor deputado federal que eu possa ser. No começo, estava um pouco desanimado, pois estou acostumado ao Poder Executivo e estou indo para uma área que não vou poder executar tanto. É um outro ambiente. Agora, analisando bem todas as oportunidades, vejo que posso dar uma contribuição efetiva, em especial à Região Metropolitana de Sorocaba”, afirmou o ex-prefeito. Mas como a mensagem está no conjunto de forma (expressões corporais, faciais e de entonação da fala) e conteúdo (a essência do que afirma), Lippi sempre deixa no ar o seu futuro como, por exemplo, o entusiasmo com que lembrou que nunca quis ser candidato a nada, nem a prefeito, nem a deputado e que o partido o convocou. Ou seja... Para piorar, e tive a chance de chamar a atenção para isso, Lippi ao se despedir dos ouvintes quis mandar um beijo a sua esposa que, segundo ele, já está com saudades da distância de Brasília. Só sei de um ponto, se bater mesmo o pé de que deseja ser candidato a prefeito em 2016, Lippi terá dois caminhos: 1) convencer Pannunzio (o que hoje parece praticamente impossível). 2) mudar de partido (o desgaste de uma atitude dessa é grande e precisa ser bem calculado para que obtenha sucesso. A criação de um novo partido que está em curso, e numa postagem futura falarei disso, talvez seja uma saída)

    Ver comentário

    Envie um comentário

    Gostariamos muito de ouví-lo.Sinta-se a vontade para escrever sua opinião sobre esse assunto.

    Comentários
  • Deputada deixa de lado a formalidade do seu cargo e tem momento de tietagem com Paulo Betti: assisto todo dia a novela por sua causa, disse ela para ele

    Enviado em: 19/11/2014 19:01h - Por: Deda



    Assim a deputada estadual Maria Lúcia Amary, recém eleita para o seu quarto mandato, se manifestou no Facebook: "É com muita alegria que concretizamos hoje a doação de um terreno para a Associação Cultural Quilombinho de Sorocaba, que tem como padrinho o ator Paulo Betti. Parabéns a todos que se empenharam no projeto, em especial às idealizadoras Rosângela Alves e Marilda Correa". Ela se referia ao ato ocorrido na sala do prefeito Pannunzio (já falei disso em postagem anterior). O grande momento foi o que precedeu o ato. A deputada e outra dezena de funcionários públicos se aglomeraram para tirar fotos com um simpatissímo Paulo Betti. O carinho com que atendeu a todos para fotos mostra o quanto está de bem com o seu sucesso na TV. Maria Lúcia foi direta quando se dirigiu a Paulo Betti: "assisto todo dia a novela por sua causa, adora as tiradas do Téo Pereira. Ele faz a gente rir e faz uma crítica social forte, inclusive sobre o papel da imprensa". Paulo Betti riu, satisfeito, e brincou (dando um piscadinha em minha direção, numa manifestação de carinho) de que os jornalistas, os sérios (e citou Jânio de Freitas e Elio Gáspari, ambos da Folha) e os de variedades, têm algo de fofoqueiro. Maria Lúcia concordou e ainda apimentou mais a conversa: alguns são cruéis. Foi uma risada geral. Eu era o único jornalista em toda essa cena presenciada por Rosângela do Quilombinho e pelo secretário de Governo, João Leandro da Costa Filho e uma dezena de assessores. Foi um momento de descontração. A pedidos, Paulo Betti adiantou o que poderá acontecer na trama e garantiu que seu personagem vai se transformar em jornalista investigativo.

    Ver comentário

    Envie um comentário

    Gostariamos muito de ouví-lo.Sinta-se a vontade para escrever sua opinião sobre esse assunto.

    Comentários

    Fotos da semana

    Busca no blog

  • Pesquisar